Como preparar Chás Medicinais

Infusão

infusão

     É a maneira correta de preparar chás, usando flores, sumidades e talos, que são as partes delicadas das plantas. Por este método se extrai grande quantidade de princípios ativos das plantas, conservando a maioria das suas propriedades químicas.

Maneira de fazer o chá por infusão:
    1) Coloque a parte da planta desejada (folhas, flores, sumidades ou talos) em uma vasilha, de preferência de vidro, porcelana ou ágata.
    2) Ferver a quantidade de água recomendada. Não esqueça que uma parte evapora. Despejar a água sobre a planta com cuidado, deixar de repouso de 10 a 15 minutos, sempre bem tampado.  Filtrar (pode utilizar peneira ou um funil com algodão, no qual as impurezas ficarão retidas). Tomar durante o dia.
    3) Os elementos se alteram depois de 10 horas após a infusão. Portanto, nunca deixe de um dia para o outro e procure fazer apenas nas doses necessárias.

Decocção ou Decocto

decocção

    No preparo do chá por decocção, são utilizadas as partes duras das plantas como cascas, rizomas, raízes e sementes. É necessário ferver para liberar seus princípios ativos e, dependendo do tempo da fervura, muito desses nutrientes são perdidos.

   Maneira de fazer o chá por decocção:
    1) Colocar a erva num recipiente com água fria e, depois da ebulição, ferver de 15 a 20 minutos, dependendo da dureza da planta e da parte de que será feito o chá.
   2) Deixar em repouso por 10 minutos. Coar ou filtrar e depois ingerir.
   3) A decocção é diferente da infusão, pois o chá pode ser guardado na geladeira. Não convém passar de dois dias.

Maceração

maceração

    Este método consiste em, após a trituração, emergir a planta em líquido  durante um período de 12 a 24 horas, para o líquido adquirir as propriedades da planta. Pode-se auxiliar no processo friccionando a planta.  A maceração é indicada nas plantas cujos princípios ativos sejam facilmente destruídos pelo calor ou sejam muito ricas em taninos (substâncias de sabor muito amargo que não passam facilmente para a água).Pode-se  utilizar as partes moles ou duras das plantas ou ervas.
    Na maceração de plantas moles (folhas, flores e caules tenros) recomenda-se 12 horas de repouso; Quando se trata de partes duras (sementes, raízes e cascas) deverá estar mais tempo mas não ultrapassando as 24 horas.

    Maneira de fazer o chá por Maceração:
   1) Coloque a planta com a porção de água necessária à temperatura ambiente, num recipiente que não deixe passar a luz.
   2) Deixe-a repousar num lugar fresco e ao abrigo do Sol e vá remexendo de vez em quando. Se a maceração for feita utilizando água, não deve ficar muito tempo para não começar a fermentar nem dar origem ao aparecimento de bolores.
   3) Filtre com o coador e se quiser pode aquecer suavemente antes de tomar. Quando o líquido uitilizado for álcool  ou azeite o que restar pode ser conservado em frigorífico.

Posts relacionados:

O que é Herbalismo e a definição de Ervas

Medidas usadas para chás

Formas de utilização das plantas medicinais

Coleta, secagem e compra de ervas medicinais

Referência:

http://caminhomagico.net/index.php/pt/herbalismo/19-como-utilizar-plantas-medicinais-os-chas-infusoes-maceracoes-e-decoccoes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s